Banner 7 dicas de finanças.

7 Dicas de Finanças

Diante da crise econômica provocada pelo coronavírus, muitas empresas se viram perdendo faturamento. Em julho de 2020, dados apontaram que mais de 716 mil fecharam suas portas desde o início da pandemia.

Segundo o IBGE, 33,5% das empresas em funcionamento reportaram que a pandemia teve um efeito negativo sobre seu negócio, e 32,9% indicaram diminuição sobre as vendas ou serviços comercializados.

O momento agora é de mudança. “Muito provavelmente teremos uma recuperação da economia em 2021”, prevê Josué Pellegrini, doutor em economia pela Universidade de São Paulo (USP) e diretor da Instituição Fiscal Independente (IFI).

Separamos 7 dicas para 2021 ser um ótimo ano para as finanças da sua empresa.

Inovação

As empresas tradicionais devem se reinventar para alcançar o sucesso, aliando transformação digital com estratégias, sempre pensando na experiência do consumidor, essencial nos dias de hoje.

Planejamento financeiro rigoroso e eliminação de gastos não essenciais

“É muito desafiador manter a produtividade. Por isso, este momento pode ser a hora ideal para se livrar de dívidas”, sugere o especialista em controle e gestão financeira pela Fundação Getúlio Vargas, diretor da Cronos Capital e especialista em ativos estressados, Cidinaldo Boschini.

Estabeleça novas metas

Um planejamento sem metas é como um mapa sem roteiros. É essencial definir os objetivos e prioridades.

Faça previsões de diferentes cenários

Não conseguimos prever todos os imprevistos, mas se faz necessário imaginar os cenários mais otimistas e os mais pessimistas também, para a empresa estar preparada sem precisar abrir mão das metas traçadas. Além disso, mantenha uma reserva emergencial para estar pronto para lidar com possíveis urgências.

Busque formas alternativas de faturamento

O empreendedor pode também tomar providências para aumentar o seu faturamento, tais como:
  • Promoção de produtos que estão há muito tempo em estoque.
  • Disponibilizar serviços de entrega para manter o nível de compra dos clientes.
  • Diversificar e ampliar as formas de pagamento.
  • Implementar estratégias de divulgação dos seus produtos por meio do marketing digital: facebook, whatsapp, instagram, etc.

Separe as finanças pessoais e empresariais

A separação das finanças pessoais das empresariais pode parecer uma dica básica, mas ela é essencial para o sucesso da gestão financeira empresarial. Mesmo assim, é comum ver empreendedores cometerem esse erro.

Ao separar as finanças pessoais das empresariais, você conseguirá fazer o acompanhamento contínuo das finanças e terá uma percepção real sobre a lucratividade da empresa.

O indicado é que sua empresa tenha uma conta em nome da pessoa jurídica e que você, dono do negócio, possua uma conta particular para seus gastos pessoais.

Economize se for possível, mas não deixe de fazer investimento na hora certa

Oportunidades vem e vão, por isso é tão importante ter uma visão financeira organizada.

PLANO + é uma empresa especializada em BUSINESS PROCESS OUTSOURCING (BPO FINANCEIRO ou terceirização Financeira), que é uma tendência mundial e está cada vez mais presente nas organizações.

Simplificando, o empresário contrata um fornecedor para executar atividades de sua empresa, com o objetivo principal de aumentar a produtividade e reduzir custos e riscos para o negócio. Este parceiro será capaz de identificar mais claramente oportunidades de otimização e melhoria, contribuindo para o desenvolvimento da sua empresa. O maior ganho do empreendedor em fazer o BPO é estar focado no que realmente importa, o crescimento da empresa e a identificação de melhorias e oportunidades na operação principal.

Aproveite o momento e não perca mais tempo! Procure nossos especialistas! : 11 95142-2066

Leia também