Business Intelligence

Refere-se ao processo de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações que oferecem suporte a gestão de negócios. É um conjunto de técnicas e ferramentas para auxiliar na transformação de dados brutos em informações significativas e úteis a fim de analisar o negócio.

As tecnologias BI são capazes de suportar uma grande quantidade de dados desestruturados para ajudar a identificar, desenvolver, e até mesmo criar uma nova oportunidade de estratégia de negócios. O objetivo do BI é permitir uma fácil interpretação do grande volume de dados. Identificando novas oportunidades e implementando uma estratégia efetiva baseada nos dados, também pode promover negócios com vantagem competitiva no mercado e estabilidade a longo prazo.

Tecnologias BI fornecem a visão do histórico das operações de negócios, assim como a visão atual e as possíveis previsões. As funções habituais do BI são: relatórios, processos de análise online, análises, mineração de dados, processamento de eventos complexos, gerenciamento de desempenho dos negócios, benchmarking, mineração de texto, análises previsíveis e análises prescritivas.

Inteligência empresarial também pode ser definida como a Atividade de Inteligência aplicada à atividade econômica com a identificação de forças e fraquezas da companhia e o monitoramento dos stakeholders para antecipação de ameaças à organização e melhor aproveitamento das oportunidades de negócios.

BI no Setor Financeiro

O setor financeiro é vital para a definição de estratégias dentro das empresas. Ele é responsável por levantar informações sobre o desempenho econômico organizacional, além de dar suporte para orçamentos, investimentos, compras e outros processos importantes para as demais áreas.

A sua aplicação no setor financeiro pode ser feita de diferentes formas:

  1. Tomada de decisões

Um sistema Business Intelligence inova na tomada de decisões nas empresas porque trata e produz informações precisas. Ele extrai dados dos softwares de gestão e os transforma em informações que servem de base para que estratégias corporativas sejam tomadas de forma assertiva e com menos falhas.

Os interesses dos clientes traduzidos nos números de vendas, níveis de satisfação e outras métricas também são levados em consideração pelo BI na hora de fornecer dados para o gestor. Isso favorece a captação de novos clientes e aumento de receitas.

  1. Minimização de riscos

Informações mais precisas ajudam a diminuir riscos no negócio, pois o planejamento de metas, orçamentos, investimentos e outros pontos da gestão são baseados em acontecimentos e dados sólidos.

Aspectos subjetivos e não palpáveis podem originar análises organizadas e objetivas quando submetidas ao processamento de um BI, permitindo assim avaliar cenários futuros e desafios não previstos.

  1. Visualização de tendências

Um sistema Business Intelligence utiliza bancos de dados para avaliar históricos de compras, vendas, orçamentos, pagamentos, recebimentos e outros pontos do setor financeiro para estabelecer previsões. Podem englobar também eventos sobre o mercado financeiro ou em relação a aspectos ligados a ele, como tendências em TI para a área.

  1. Aperfeiçoamento de relatórios e métricas

As métricas, indicadores de desempenho e relatórios financeiros são aperfeiçoadas com informações precisas e com baixa margem de erro.

Plataformas de Business Intelligence também são equipadas com inúmeras possibilidades de estatísticas, métodos, cálculos e outras ferramentas que ajudam na obtenção de números sobre aspectos do negócio.

  1. Planejamento de gestão otimizado pelo Business Intelligence

Um sistema Business Intelligence permite integrar informações de diferentes campos do setor financeiro, bem como combiná-las com dados de outras partes da empresa. Dessa forma, além das vantagens acima, ele permite o compartilhamento de informações estratégicas em tempo real e de forma facilitada com diferentes gestores e funcionários.

Com o acesso a informações mais detalhadas, precisas e que sejam provenientes de diferentes análises financeiras, torna-se mais fácil estabelecer metas de desempenho e melhorias para o setor financeiro.

Contratar um profissional especializado é de extrema importância nessa área, visando sempre evoluir comercialmente. A empresa Plano + é especializada em BPO Financeiro e está pronta para atender diferentes empresas pelo Brasil, com o intuito de apoiar o pequeno e médio empresário, aumentando a produtividade e reduzindo os custos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *