Refere-se ao processo de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações que oferecem suporte a gestão de negócios. É um conjunto de técnicas e ferramentas para auxiliar na transformação de dados brutos em informações significativas e úteis a fim de analisar o negócio.

As tecnologias BI são capazes de suportar uma grande quantidade de dados desestruturados para ajudar a identificar, desenvolver, e até mesmo criar uma nova oportunidade de estratégia de negócios. O objetivo do BI é permitir uma fácil interpretação do grande volume de dados. Identificando novas oportunidades e implementando uma estratégia efetiva baseada nos dados, também pode promover negócios com vantagem competitiva no mercado e estabilidade a longo prazo.

Tecnologias BI fornecem a visão do histórico das operações de negócios, assim como a visão atual e as possíveis previsões. As funções habituais do BI são: relatórios, processos de análise online, análises, mineração de dados, processamento de eventos complexos, gerenciamento de desempenho dos negócios, benchmarking, mineração de texto, análises previsíveis e análises prescritivas.

Inteligência empresarial também pode ser definida como a Atividade de Inteligência aplicada à atividade econômica com a identificação de forças e fraquezas da companhia e o monitoramento dos stakeholders para antecipação de ameaças à organização e melhor aproveitamento das oportunidades de negócios.

BI no Setor Financeiro

O setor financeiro é vital para a definição de estratégias dentro das empresas. Ele é responsável por levantar informações sobre o desempenho econômico organizacional, além de dar suporte para orçamentos, investimentos, compras e outros processos importantes para as demais áreas.

A sua aplicação no setor financeiro pode ser feita de diferentes formas:

1 - Tomada de decisões

Um sistema Business Intelligence inova na tomada de decisões nas empresas porque trata e produz informações precisas. Ele extrai dados dos softwares de gestão e os transforma em informações que servem de base para que estratégias corporativas sejam tomadas de forma assertiva e com menos falhas.

Os interesses dos clientes traduzidos nos números de vendas, níveis de satisfação e outras métricas também são levados em consideração pelo BI na hora de fornecer dados para o gestor. Isso favorece a captação de novos clientes e aumento de receitas.

2 - Minimização de riscos

Informações mais precisas ajudam a diminuir riscos no negócio, pois o planejamento de metas, orçamentos, investimentos e outros pontos da gestão são baseados em acontecimentos e dados sólidos.

Aspectos subjetivos e não palpáveis podem originar análises organizadas e objetivas quando submetidas ao processamento de um BI, permitindo assim avaliar cenários futuros e desafios não previstos.

3 - Visualização de tendências

Um sistema Business Intelligence utiliza bancos de dados para avaliar históricos de compras, vendas, orçamentos, pagamentos, recebimentos e outros pontos do setor financeiro para estabelecer previsões. Podem englobar também eventos sobre o mercado financeiro ou em relação a aspectos ligados a ele, como tendências em TI para a área.

4 - Aperfeiçoamento de relatórios e métricas

As métricas, indicadores de desempenho e relatórios financeiros são aperfeiçoadas com informações precisas e com baixa margem de erro.

Plataformas de Business Intelligence também são equipadas com inúmeras possibilidades de estatísticas, métodos, cálculos e outras ferramentas que ajudam na obtenção de números sobre aspectos do negócio.

5 - Planejamento de gestão otimizado pelo Business Intelligence

Um sistema Business Intelligence permite integrar informações de diferentes campos do setor financeiro, bem como combiná-las com dados de outras partes da empresa. Dessa forma, além das vantagens acima, ele permite o compartilhamento de informações estratégicas em tempo real e de forma facilitada com diferentes gestores e funcionários.

Com o acesso a informações mais detalhadas, precisas e que sejam provenientes de diferentes análises financeiras, torna-se mais fácil estabelecer metas de desempenho e melhorias para o setor financeiro.

Contratar um profissional especializado é de extrema importância nessa área, visando sempre evoluir comercialmente. A empresa Plano + é especializada em BPO Financeiro e está pronta para atender diferentes empresas pelo Brasil, com o intuito de apoiar o pequeno e médio empresário, aumentando a produtividade e reduzindo os custos.

Gerenciamento de fluxo de caixa

Qual a solução para o gerenciamento de fluxo de caixa? Como é a funcionalidade do seu fluxo de caixa? Sabia que 48% das empresas fecham

Impactos pela Covid-19

Impactos da Covid-19 Com os impactos ocasionado pela Covid -19, o mundo inteiro parou, a economia global retraiu, empresas, companhias, instituições e corporações fecharam as

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email