Tamanho de Mercado
Se você deseja criar ou busca um investimento para o seu negócio será fundamental a realização de um estudo do tamanho do mercado potencial. O “tamanho do mercado” é composto pelo número total dos potenciais compradores de um produto ou serviço dentro de um determinado mercado e a receita total que essas vendas podem gerar.
É importante calcular e entender o tamanho do mercado por vários motivos.
Em primeiro lugar, empreendedores e organizações podem usar o dimensionamento de mercado para estimar quanto lucro eles poderiam obter com um novo negócio, produto ou serviço. Isso ajuda os tomadores de decisão a decidir se devem investir nele.
O dimensionamento do mercado também pode ajudá-lo a estimar o número de pessoas que você pode precisar contratar antes de lançar um novo produto ou serviço, em vez de “sentir o seu caminho” ao testar seu novo mercado. Se você souber disso desde o início, poderá otimizar sua abordagem de recrutamento, para ter as pessoas certas no lugar quando precisar delas.
Visando auxiliar o sucesso do seu negócio, apresentaremos quatro conceitos fundamentais para calcular o tamanho do mercado de sua empresa, de forma precisa e exata. São eles, TAM, SAM, SOM e Market Size.
Market Size (Tamanho de Mercado)
Constitui-se como a soma de todas os empreendimentos de um segmento, está é a maior métrica dos conceitos que veremos. Aqui é necessário saber qual o total de receita que esse mercado tem a oferecer. No entanto, sabemos que seu cálculo final será um número exorbitante e por isso é importante os três conceitos a seguir que irão aplicá-lo de forma mais objetiva.
TAM - (Total Addressable Market)
No Brasil, o TAM pode ser traduzido como Mercado Endereçável Total. Este é o mercado total possível para o produto ou serviço da sua empresa. É uma ótima ferramenta para investidores, pois permite estimar a receita máxima possível que uma startup pode gerar em um determinado mercado e sua escalabilidade potencial.
SAM – (Serviceable Addressable Market)
O Mercado Endereçável Aproveitável (SAM) é o submercado formado pelas várias diferenças geográficas, regulatórias ou de preço/qualidade de mercado dentro de um TAM. Representa a proporção do mercado que você é potencialmente capaz de capturar com seu produto/serviço atual, modelo de negócios e canais de vendas e distribuição.
SOM – (Serviceable Obtainable Market)
Já o Mercado Alcançável Aproveitável (SOM) é o subsetor do nicho de Mercado Endereçável Aproveitável (SAM) que você pode atingir de forma realista, dadas as limitações de recursos, presença de concorrência e nível de conhecimento do mercado. Portanto, o SOM atende a um objetivo de curto prazo – um parâmetro que os potenciais investidores podem usar para monitorar o progresso de sua empresa.
Como calcular TAM, SAM e SOM?
Para calcular o TAM, SAM e SOM, existem duas opções para fazer sua estimativa:
- Top-down
- Bottom-up
Top-down
Uma estimativa top-down, significa, analisar as tendências macroeconômicas maiores dentro de um mercado para restringir e determinar qual porcentagem uma empresa pode capturar.
Para fazer isso, é necessário resgatar relatórios de mercado externos dos analistas do setor para fazer suas estimativas. As áreas de análise incluem tendências de clientes, dados demográficos, evolução do PIB, balança comercial, preços de matérias-primas, pesquisas, atividade industrial, consumo de energia etc. Uma típica revisão de cima para baixo (top-down) seria:
- Analisar o mercado internacional como um todo;
- Analise as economias nacionais;
- Analisar cada subsetor do mercado nacional;
Análise todos os concorrentes em potencial nesses subsetores;
Bottom-up
Como o nome sugere, essa tentativa de estimativa é o processo inverso do top-down. Esta é uma análise de baixo para cima, onde começamos começa com os números do negócio principal (número de clientes, quantidade de produtos vendidos, preço médio) e usamos esses dados para fazer suposições sobre o mercado maior como um todo.
Ao contrário da abordagem top-down, esse processo analisa dados tangíveis de produtos ou serviços que estão sendo vendidos no mercado e, portanto, é considerado uma representação mais precisa do potencial do mercado.
Conclusão
Você deve estar se perguntando qual é o melhor método para calcular o tamanho do mercado de sua empresa. E a resposta é ambos! Seja estratégico e utilize ambas as técnicas em seus cálculos. Os dois métodos de estimativa do tamanho do mercado possuem abordagens distintas, mas em complemento são muito valiosas. O mais importante é que você saiba apresentá-los, interpretá-los e usá-los com sabedoria para atingir as metas esperadas.