Como captar investidores

A sua empresa é inovadora e tem um grande potencial de crescimento. Porém, para que um negócio decole, há um outro fator que é decisivo: capital financeiro.

Sim, toda empresa precisa de recursos para crescer e, muitas vezes, esse recurso é externo, proveniente de investimentos.

Esses aportes financeiros podem vir de diversas formas, pois há vários tipos de investimentos. Neste artigo, listamos os principais e ainda separamos dicas que vão te ajudar a captar os investidores certos para a sua empresa.

Continue a leitura e entenda mais sobre este assunto tão essencial para qualquer empreendedor.

TIPOS DE INVESTIMENTO

Bootstrapping

Este pode ser considerado o primeiro tipo de investimento que uma empresa recebe. Isso porque o Bootstrapping nada mais é do que aquele investimento inicial que os próprios empreendedores fazem.

No Bootstrapping, além das economias dos próprios fundadores, pode entrar aqui o apoio financeiro de familiares, amigos e outras pessoas próximas que acreditam naquele negócio.

É possível crescer apenas utilizando esse recurso e reinvestindo os ganhos, porém, o mais aconselhável é usar o Bootstrapping apenas inicialmente, até a empresa ter porte para atrair investidores.

Investimento-Anjo

Quando o seu negócio está ativo e você já tem clientes, projeções e bons dados para apresentar, você pode começar a captar recursos financeiros como esse.

O investimento-anjo é feito por pessoas físicas que têm capital financeiro para investir em empresas nascentes com grande potencial de crescimento e, consequentemente, alto potencial de retorno.

Geralmente, o investidor anjo gosta de se envolver na empresa e no projeto como um todo, portanto, é interessante buscar investidores que tenham conhecimento de mercado e que possam contribuir como mentores.

Capital semente (Seed)

Este é um bom tipo de investimento para empresas que estão na fase de implementação ou no momento de escalonamento da operação. Os recursos podem ser direcionados para a capacitação gerencial e financeira.

Este tipo de aporte financeiro costuma ser feito por pessoa jurídica, já que está a um nível acima do investidor-anjo, com valores maiores de investimento.

Incubadoras

Este é um tipo bem tradicional de investimento, muito usado por startups no estágio inicial. As incubadoras, normalmente, são instituições que, como o nome já entrega, ajudam projetos embrionários desde o começo, na modelagem do negócio.

Nesse caso, o recurso não é necessariamente financeiro, mas sim em espaço físico, suporte técnico, gerenciamento, capacitações, treinamento, etc.

Aceleradoras

As aceleradoras são parecidas com as incubadoras, mas estão em um outro patamar. As aceleradoras oferecem aporte financeiro, além de consultoria e conexões.

Ou seja, as empresas também recebem ajuda para lançar os produtos no mercado, para gerar crescimento, para acessar outros canais de investimento e para criar networking com empresas grandes. Na maioria das vezes, tudo isso é em troca de uma participação acionária.

Venture Capital

Se você tem uma empresa de pequeno ou médio porte que tem um bom faturamento, correspondente a uma fatia do mercado, pode procurar este tipo de investidor.

O Venture Capital é um investimento de capital de risco, feito por grandes corporações, por bancos ou até mesmo investidores profissionais. Eles compram uma participação acionária, na maioria das vezes minoritária, esperando que aquelas ações valorizem.

Aqui, o valor de investimento costuma ser maior do que no capital semente, ficando na casa dos milhões.

São feitas várias rodadas de captação e, nesse caso, é fundamental procurar investidores que tenham relação com o tipo do seu negócio.

Venture Building

O Venture Building é diferenciado, pois mistura características de vários tipos de investimentos, como incubadoras, aceleradoras e Venture Capital.

Isso significa que este modelo oferece aquele suporte inicial, desde o planejamento estratégico e estrutura física, além de capacitação e aporte financeiro.

Por oferecer tanto, a participação de uma Ventura Building é bem grande, podendo chegar a 80% da estrutura acionária na fase inicial.

Crowdfunding

Crowdfunding é o que podemos chamar de financiamento coletivo, uma alternativa de investimento que acontece a partir de um grupo de pessoas.

Cada um ajuda com alguma quantia para que aquela empresa ou projeto seja lançado. As campanhas de crowdfunding têm prazo e a meta precisa ser atingida para receber os investimentos.

Com a ajuda da internet, hoje em dia dá para alcançar diferentes perfis de investidores com esse tipo de ação.

COMO CAPTAR O INVESTIDOR?

Agora que você já sabe os principais tipos de investimento e quais se encaixam na sua empresa, chegou o momento de saber como captar investidores.

O primeiro passo para fisgar um investidor é ter uma boa apresentação com dados consistentes. De nada adianta ter uma empresa inovadora, se você não tem informações precisas para apresentar e convencer aquele investidor.

A sua empresa vale o investimento e ele precisa saber disso através da Due Diligence.

O que é Due Diligence

Em termos simplificados, podemos dizer que a Due Diligence é uma auditoria, uma análise profunda que mapeia todos os dados e histórico da sua empresa, envolvendo gestão de riscos, situação atual, previsão de cenários e identificação de oportunidades.

A Due Diligence verifica todo o controle financeiro, fluxo provisionado, DRE e outras regularidade, como a governança.

Este é um documento fundamental para quem deseja atrair e captar investidores, pois somente com ele o investidor terá clareza e segurança deste investimento.

Entretanto, é comum que a maioria das empresas não consigam contratar uma equipe financeira de alto nível para elaborar essa documentação e a responsabilidade de criar esse documento fica nas mãos do empreendedor.

Esse é um erro grave que pode gerar inconsistências e afastar investidores! Mas não se preocupe, estamos aqui para te auxiliar.

COMECE A CAPTAR INVESTIDORES

Através do BPO Financeiro, também conhecido como terceirização financeira, é possível preparar o seu negócio para começar a captar investimentos em breve.

Você terá os indicadores financeiros, as documentações e as informações necessárias. Com o BPO, nossos especialistas cuidarão do processo financeiro da sua empresa com toda a segurança, tranquilidade e estratégia que você e seu negócio merecem!

Entre em contato e saiba mais.

Como captar investidores

A sua empresa é inovadora e tem um grande potencial de crescimento. Porém, para que um negócio decole, há um outro fator que é decisivo:

Tamanho de Mercado

Se você deseja criar ou busca um investimento para o seu negócio será fundamental a realização de um estudo do tamanho do mercado potencial.  O

Compartilhe

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email