Contas a Pagar – Como controlar as finanças da empresa

Sabemos que cuidar da saúde financeira de uma empresa não é tarefa fácil. Afinal, as finanças englobam diversos aspectos que precisam da atenção do empreendedor e, muitas vezes, fica extremamente difícil conciliar tudo isso com as demais tarefas. Isso sem falarmos na vida pessoal!

E o que acontece quando as finanças saem do controle? Atrasos em pagamentos, inadimplência, juros, fluxo de caixa prejudicado, entre outros problemas… Uma verdadeira bola de neve se forma. Os resultados disso nunca são positivos!

Para gerenciar melhor o capital do seu negócio, é imprescindível se atentar às contas a pagar. Ao ter esse controle, você também terá melhor previsão do fluxo de caixa, além de uma melhor relação com fornecedores, colaboradores e parceiros.

Pensando em te ajudar nessa empreitada, separamos algumas dicas valiosas que fazem toda a diferença na hora de controlar as finanças da sua empresa.

 

Registre cada Centavo

Organização é a base! Para ter controle, é preciso registrar absolutamente tudo que entra e sai do caixa da empresa. Assim, você terá uma noção real de quais são os seus custos, desde os fixos que se repetem todos os meses, até os custos variáveis, aquelas despesas que não são recorrentes. Não importa se o gasto é pequeno, desde o custo de uma lâmpada até o aluguel do local, tudo deve ser registrado. Centralize as informações em um único local.

A forma mais tradicional de fazer esse registro é em uma planilha. Se você tiver conhecimento em Excel, fica ainda mais tranquilo! Basta você se disciplinar para registrar todos os custos com valores, data de vencimento e forma de pagamento. Porém, caso você não tenha familiaridade com essa ferramenta, existem outras que são tão eficientes quanto. Listamos cinco programas de gestão financeira que são bem eficazes e têm planos acessíveis. Lembre-se que certos gastos são investimentos:

  • Nibo
  • Zero Paper
  • Bling
  • Conta Azul
  • Omie

A Omie, inclusive, é nossa parceira. Com o sistema, você faz o controle de contas a pagar e receber a partir da emissão ou entrada de notas fiscais no sistema. Além disso, com a Omie você recebe um relatório financeiro executivo diário, no qual você acompanha o saldo em conta, variação de fluxo de caixa e a soma de contar a pagar e receber previstas para aquele dia. Outras possibilidades na plataforma são: planejamento de fluxo de caixa, conciliação bancária em poucos cliques através do sistema ERP e o Omie Cash (emissão de boletos registrados em segundos, recebimento de valor e transferências bancárias para uma conta de mesma titularidade). As vantagens são muitas!

Separe os gastos pessoais dos empresariais

Nunca utilize o dinheiro da empresa para gastos pessoais e vice versa! Essa parece uma dica básica, mas essa situação acontece com frequência e coloca a saúde financeira em risco. Mantenha separados os gastos de pessoa física e jurídica! Aconselhamos que você também tenha uma planilha ou outra forma de controle das suas contas pessoais – sempre à parte.

Fique de olho nos vencimentos

Uma das formas de organizar as contas a pagar é pela data de vencimento. Isso te ajuda a não pagar juros! Por isso é importante ter a data de pagamento na planilha ou no sistema que você utilizar.

Monitore os pagamentos

As contas a pagar estão conectadas com as contas a receber, concorda? Por isso, tão importante quanto monitorar os custos, é monitorar os recebimentos. Estipule datas para garantir que você receberá e poderá arcar com seus compromissos. Uma dica é facilitar o pagamento antecipado, caso isso se aplique na sua empresa. Oferecer benefícios para quem paga à vista ou outra vantagem antes do vencimento evita a inadimplência e garante que você receberá aquele valor na data em que você precisa.

Evite atrasos e negocie condições

Evite ao máximo atrasar as dívidas. Mas, caso seja necessário, renegocie as condições com os credores. Faça isso com antecedência para que seja possível propor alternativas! Outra possibilidade é colocar como prioridade os compromissos com juros elevados ou de maior valor.

Se precisar de ajuda para organizar as finanças, conte com a gente! Entre em contato e converse com os nossos especialistas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.