Desde o início da pandemia, nós sabíamos que viveríamos tempos de reinvenções, tanto pessoais quanto profissionais. Durante esse período, pelo menos 600 mil micros e pequenos empresários fecharam as portas, segundo uma pesquisa realizada pelo Sebrae. Se você conseguiu vencer estes obstáculos e se manteve de pé, é hora de parar, refletir e se preparar para os novos desafios que estão por vir.

Pode ser que você precise de algum auxílio neste processo de retomada. A demanda por crédito bancário teve um aumento expressivo nos últimos meses. Isso ocorre, principalmente, quando há instabilidade econômica. A oferta de crédito para empresas é uma estratégia válida, mas você precisa ficar atento nas previsões e estudar qual a melhor solução para o seu negócio. Algumas medidas preveem a concessão de crédito facilitado ou subsidiado para empresas.

As instituições financeiras seguirão ajustando seus processos internos para oferecerem condições àqueles que as procuram. Os bancos públicos federais, os bancos privados com atuação nacional, os bancos regionais e as agências de fomento, as cooperativas financeiras e as fintechs compõem essas instituições. A tendência é que elas continuem oferecendo um leque variado de opções para os empresários, já que a demanda por crédito continuará a suplantar a oferta de modo significativo.

Programas de crédito emergencial oferecidos pelo governo, como o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe), o Programa Emergencial de Acesso a Crédito (Peac) e o Programa Emergencial de Suporte a Empregos (Pese), devem ser prorrogados até junho de 2021.

É fundamental analisar com atenção todas as ofertas para escolher a que tem taxas de juros mais baixas e prazos que se enquadram no seu fluxo de caixa. O ideal é que antes de buscar pelo auxílio de crédito você estruture os processos financeiros do seu negócio. Afinal, assim você conseguirá ter uma ampla perspectiva da situação em que a empresa está, dos custos, das reais necessidades e de onde o crédito será melhor aplicado.
Captar e investir recursos no marketing e no crescimento das vendas poderá fazer uma grande diferença. O ROI em ações de marketing e comunicação costumam sem muito bons! No pós pandemia, você deverá ter visão de futuro e buscar o que trará um retorno financeiro para o seu negócio à curto, médio e longo prazo.

Outro ponto importante que deve ser mencionado, é que existem condições para que a concessão de crédito seja aprovada. Não ter em mãos os documentos exigidos, por exemplo, pode tornar difícil o acesso ao crédito. Mas você não precisa passar por nada disso! Com o BPO Financeiro, ficará muito mais fácil ter a documentação organizada. É a agilidade que você precisa neste momento tão crucial para a saúde da sua empresa.
Este é o período de colocar tudo em ordem. Você, empresário, deve estar pronto para as oportunidades que surgirão! Você pode contar com a Plano Mais para agilizar os processos financeiros e, consequentemente, te ajudar a trilhar este novo caminho em direção à prosperidade.