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Geração de caixa: Alternativas para quando parece estar sem alternativas

Um bom planejamento financeiro não é suficiente para a sobrevivência de uma empresa. A economia e o mercado de trabalho são imensamente instáveis, dependem de inúmeros fatores sociais, globais, econômicos, e até mesmo da própria natureza. Um grande exemplo disso são emergências, assim como a pandemia do COVID-19, que testam a força de cada empreendimento.

Sabemos que em qualquer empresa a regra geral é preservar o caixa. Mas, em alguns casos, mesmo seguindo todas as mentorias, planejamentos e métodos, sua empresa pode continuar com dificuldades em gerar e manter um caixa saudável. Por isso, preparamos esse artigo para ajudar você com possíveis soluções.

MRR (Monthly Recurring Revenue)

Está pensando em vender produtos ou serviços por assinatura? Essa é uma ótima fórmula de geração de caixa. Com o indicador MRR você terá uma receita recorrente mensal previsível, calculada a partir do pagamento prévio feito por clientes às empresas por assinaturas de produtos e serviços. Imagine que você comercialize ração para cachorros, com um plano de assinatura, mensalmente seu cliente receberá o produto e consequentemente pagará R$ 13 reais por mês.  Até o momento você tem 10 clientes que adquiriram esse plano, então o cálculo é simples:

R$ 13,00 x 10 = R$ 130,00

Com esse indicador, você comercializa um produto e tem a previsibilidade de quanto terá em caixa ao final do mês, no caso, R$ 130,00 reais.

ARR (Annual Recurring Revenue)

O ARR é também um excelente indicador para a geração de caixa. Ele segue os mesmos parâmetros do MRR, a diferença é que o ARR é anual. Deste modo, este indicador é usado para projetos mais sólidos, ou seja, enquanto você experimenta a adesão e a logística do MRR, aqui você planeja a longo prazo a arrecadação. O cálculo é simples, basta calcular o MRR x 12 (número de meses). Seguindo o exemplo anterior,

R$ 130,00 x 12 =  R$ 1560,00 (Anual)

GMV (Gross Merchandise Volume)

O GMV é um indicador para calcular o volume bruto de mercadoria. Seu foco é o cálculo de mercadorias no e-commerce. No GMV o importante é saber qual será o lucro ao vender todos os produtos adquiridos, ou seja, temos o bruto das vendas com resultado deste método. A fórmula é simples, basta multiplicar o preço de venda pelo número de produtos. Confira o exemplo, João possui 10 pacotes de mouse, cada um deles custa R$ 10,00 reais, deste modo, o cálculo é: 10 x R$ 10,00 = R$ 100,00 reais

BPO Financeiro (Business Process Outsourcing)

BPO financeiro nada mais é do que a terceirização de processos financeiros através da contratação de uma assessoria especializada em planejar, organizar e garantir um futuro saudável para sua empresa. Ela é uma ferramenta importante para a geração de caixa.

Para você entender melhor, imagine que sua empresa está crescendo e você, que antes tinha um negócio pequeno no ramo comercial ou era um profissional liberal, se vê perdido com a gestão de caixa conforme a demanda de seus serviços aumenta. Com isso, você passa a dividir-se entre o atendimento e o cuidado com as finanças e acaba falindo.

O BPO é justamente para facilitar sua vida e fazer com que você tenha mais tempo para se dedicar à sua especialidade.   Portanto, por meio da contratação de um BPO financeiro, o empreendedor proporciona maior agilidade e controle nas atividades contábeis, além de ter acesso a uma visão mais ampla do seu negócio. O BPO é uma excelente alternativa ao seu fluxo de caixa!

Tamanho de Mercado

Se você deseja criar ou busca um investimento para o seu negócio será fundamental a realização de um estudo do tamanho do mercado potencial.  O

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