Geração de caixa: Alternativas para quando parece estar sem alternativas

Geração de caixa: Alternativas para quando parece estar sem alternativas

Um bom planejamento financeiro não é suficiente para a sobrevivência de uma empresa. A economia e o mercado de trabalho são imensamente instáveis, dependem de inúmeros fatores sociais, globais, econômicos, e até mesmo da própria natureza. Um grande exemplo disso são emergências, assim como a pandemia do COVID-19, que testam a força de cada empreendimento.

O caminho para um negócio bem-sucedido, além da excelência na prestação do serviço, é um bom controle de fluxo de caixa. O primeiro passo para começar é a análise de todos os valores de entrada e saída da conta da empresa.

Sabemos que em qualquer empresa a regra geral é preservar o fluxo de caixa. Mas, em alguns casos, mesmo seguindo todas as mentorias, planejamentos e métodos, sua empresa pode continuar com dificuldades em gerar e manter um caixa saudável. Por isso, preparamos esse artigo para ajudar você com possíveis soluções.

MRR (Monthly Recurring Revenue)

Está pensando em vender produtos ou serviços por assinatura? Essa é uma ótima fórmula de geração de caixa. Com o indicador MRR você terá uma receita recorrente mensal previsível, calculada a partir do pagamento prévio feito por clientes às empresas por assinaturas de produtos e serviços. Imagine que você comercialize ração para cachorros, com um plano de assinatura, mensalmente seu cliente receberá o produto e consequentemente pagará R$ 13 reais por mês.  Até o momento você tem 10 clientes que adquiriram esse plano, então o cálculo é simples:

R$ 13,00 x 10 = R$ 130,00

Com esse indicador, você comercializa um produto e tem a previsibilidade de quanto terá em caixa ao final do mês, no caso, R$ 130,00 reais.

ARR (Annual Recurring Revenue)

O ARR é também um excelente indicador para a geração de caixa. Ele segue os mesmos parâmetros do MRR, a diferença é que o ARR é anual. Deste modo, este indicador é usado para projetos mais sólidos, ou seja, enquanto você experimenta a adesão e a logística do MRR, aqui você planeja a longo prazo a arrecadação. O cálculo é simples, basta calcular o MRR x 12 (número de meses). Seguindo o exemplo anterior,

R$ 130,00 x 12 =  R$ 1560,00 (Anual)

GMV (Gross Merchandise Volume)

O GMV é um indicador para calcular o volume bruto de mercadoria. Seu foco é o cálculo de mercadorias no e-commerce. No GMV o importante é saber qual será o lucro ao vender todos os produtos adquiridos, ou seja, temos o bruto das vendas com resultado deste método. A fórmula é simples, basta multiplicar o preço de venda pelo número de produtos. Confira o exemplo, João possui 10 pacotes de mouse, cada um deles custa R$ 10,00 reais, deste modo, o cálculo é: 10 x R$ 10,00 = R$ 100,00 reais

BPO Financeiro (Business Process Outsourcing)

BPO financeiro nada mais é do que a terceirização de processos financeiros através da contratação de uma assessoria especializada em planejar, organizar e garantir um futuro saudável para sua empresa. Ela é uma ferramenta importante para a geração de caixa.

Para você entender melhor, imagine que sua empresa está crescendo e você, que antes tinha um negócio pequeno no ramo comercial ou era um profissional liberal, se vê perdido com a gestão de caixa conforme a demanda de seus serviços aumenta. Com isso, você passa a dividir-se entre o atendimento e o cuidado com as finanças e acaba falindo.

O BPO é justamente para facilitar sua vida e fazer com que você tenha mais tempo para se dedicar à sua especialidade.   Portanto, por meio da contratação de um BPO financeiro, o empreendedor proporciona maior agilidade e controle nas atividades contábeis, além de ter acesso a uma visão mais ampla do seu negócio. O BPO é uma excelente alternativa ao seu fluxo de caixa!

Veja também

Ações essenciais para o departamento financeiro no início de 2025

O início de um novo ano é um momento crucial para os departamentos financeiros. Além de...

Como criar um plano financeiro eficiente para 2025

Como criar um plano financeiro sólido para 2025 Empresas que desejam prosperar em 2025 precisam de...

Plano orçamentário para 2025: como planejar o sucesso da sua empresa

Aprenda o que é um plano orçamentário, por que ele é essencial e como estruturá-lo de...

Não há mais postagens