Qual a solução para o gerenciamento de fluxo de caixa?

Como é a funcionalidade do seu fluxo de caixa? Sabia que 48% das empresas fecham em até 3 anos por uma má gestão financeira? Elaboramos um conteúdo com as melhores e mais práticas dicas para o sucesso do gerenciamento de fluxo de caixa para sua empresa.
O caminho para um negócio bem-sucedido, além da excelência na prestação do serviço, é um bom controle de fluxo de caixa. O primeiro passo para começar é a análise de todos os valores de entrada e saída da conta da empresa.

1. Identifique quais as contas da empresa

Realizar um levantamento detalhado ajuda a visualizar os gastos gerais e diários do negócio, além dos investimentos realizados. Através do saldo inicial é possível projetar os lucros e despesas com facilidade. Alguns dos itens importantes para um bom fluxo de caixa é a identificação dos gastos, a frequência da análise do caixa, pois o controle será mais eficaz e a busca por fontes de recursos, sempre atento a investimentos potenciais para maiores lucros.

2. Separe as despesas em categorias

Parece simples, mas a categorização das entradas e saídas ajuda a visualizar um balanço de gastos e investimentos. Um bom exemplo é definir “Receita” como lucros obtidos nos produtos ou serviços prestados. E a categoria “Despesas”, com as contas de pagamentos de funcionários, aluguel, equipamentos, entre outros. O controle dessas categorias pode ser feito em uma planilha de Excel ou sistema específico, mas em qualquer das opções utilizadas pela empresa e imprescindível a atualização constante.

3.Tenha um ciclo de caixa

Um bom ciclo vai indicar o tempo entre os pagamentos das despesas e os recebimentos da empresa. É uma dica importante para entender as necessidades de capital de giro, quanto menor o tempo de recebimento dos pagamentos mais saudável será seu caixa.

4.Tenha todas as notas fiscais

Ter todas as notas ajuda na atualização dos valores exatos das despesas além de ser um documento fiscal. Consultar o extrato bancário da empresa semanalmente também será importante para o controle do caixa. Por fim o sucesso financeiro será maior com um bom controle, disciplina para que os gastos sejam cobertos com os pagamentos em um bom ciclo e fazer investimentos inteligentes para o crescimento saudável da sua empresa.

Conte com a Plano Mais para cuidar de todas suas necessidades financeiras.
Entre em contato com nossos especialistas.
Fonte – https://endeavor.org.br/financas/dicas-para-ter-fluxo-de-caixa-completo-na-empresa/

Como captar investidores

A sua empresa é inovadora e tem um grande potencial de crescimento. Porém, para que um negócio decole, há um outro fator que é decisivo:

Tamanho de Mercado

Se você deseja criar ou busca um investimento para o seu negócio será fundamental a realização de um estudo do tamanho do mercado potencial.  O

Compartilhe

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email