O setor de alimentação é promissor e atrai o investimento de muitos empresários. O sucesso dos restaurantes pode ser comprovado pelos números divulgados pelo IPCA-IBGE em 2018: a pesquisa diz que esse mercado movimentou 172,6 bilhões de reais no país!

Entretanto, mesmo com esse cenário favorável, não é difícil encontrarmos restaurantes que estão fechando as portas definitivamente. Segundo estudo da Abrasel, 35% dos restaurantes encerram as atividades em menos de um ano após a inauguração. E por que isso acontece? Um dos motivos é a má gestão, seja de estoque, financeira ou administrativa.

O planejamento e o controle são fundamentais para qualquer negócio ir para frente. É preciso muito esforço e excelência para administrar um estabelecimento! Quando falamos em restaurantes, é regra prestar atenção em alguns tópicos, como um bom atendimento ao cliente, um ambiente agradável, menu e pratos impecáveis, respeito pelas regras da vigilância sanitária, funcionários bem treinados, entre outros. Mas, na maioria das vezes, apenas isso não é suficiente!

Você precisa ter um bom plano de negócio, com metas bem delineadas, público definido, análise de concorrência e investimento em marketing, por exemplo. E a gestão de estoque? Esse é um ponto super relevante que implica em não comprar produtos em excesso, não deixar produtos vencerem, aproveitar melhor os ingredientes e evitar desperdícios, além de outros cuidados. Toda a parte administrativa e burocrática também deve ser feita com cautela, já que os processos envolvidos são inúmeros!

E o controle financeiro? Você deve administrar o fluxo de caixa, por exemplo. Este fluxo deve ser monitorado diariamente, semanalmente e mensalmente. Se você não entende esse conceito básico de finanças de restaurantes, você se colocará em grande risco. Há uma série de perguntas que você deve responder para administrar corretamente as finanças, como: quanto você gasta na compra de insumos para a produção? Quanto seus clientes pagaram ao longo deste mês? Qual é o seu gasto com a folha de pagamento dos seus funcionários? Quais despesas para manutenção do estabelecimento você tem todo mês? Quais impostos você precisa pagar? Quais taxas são cobradas quando o cliente paga em cartão?

Percebe como são muitos detalhes? E aqui estamos dando apenas alguns exemplos! Por isso uma gestão é tão importante, pois é ela que vai te dar uma boa base para se consolidar neste mercado. Hoje em dia, é muito comum que os donos de restaurantes repassem essas tarefas para especialistas. Essa prática é extremamente vantajosa, pois garante uma boa gestão administrativa e financeira, evitando riscos para o estabelecimento e gerando crescimento com uma rotina descomplicada e eficiente!

Nós estamos aqui para te ajudar! A Plano Mais é uma empresa especializada em Business Process Outsourcing, conhecido como BPO Financeiro ou Terceirização Financeira. Esta é uma tendência mundial que está cada vez mais presente, pois dá suporte para o pequeno e médio empresário com dificuldade na gestão financeira. Nosso propósito é possibilitar aumento de produtividade, redução de custos e maior lucratividade. Através do BPO Financeiro, você conseguirá melhores resultados. Sem complicações ou burocracia, nossos especialistas otimizarão todo o processo financeiro do seu restaurante, deixando você livre para focar em outros pontos que também são essenciais para o bom funcionamento do seu negócio.

Não perca tempo! Mire no sucesso e acerte o alvo! Entre em contato e saiba mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *