Ao verificar o internet banking para checar o extrato da conta jurídica, muitos empresários e administradores apenas verificam o saldo. No entanto, esta conferência feita de forma superficial pode comprometer, seriamente, não apenas as finanças, como também as estratégias de empresas de todos os portes. E para evitar quaisquer surpresas, é fundamental, de posse deste demonstrativo, solicitar aos responsáveis pela gestão financeira a realização da conciliação bancária.

Mas, exatamente, o que é isso e por que é tão importante? A conciliação bancária nada mais é que o exame minucioso de todos os procedimentos administrativos, como investimentos e transações financeiras de uma empresa – inclusive aqueles gastos para os quais não foi emitida nota fiscal – e a comparação com os demonstrativos emitidos periodicamente pelos bancos. Neste documento estão discriminadas além de entradas e saídas, possíveis investimentos que tenham sido feitos.

A partir daí, é possível detectar se os valores estão corretos e se não há anormalidades, como retiradas ou cobranças indevidas de taxas por parte do banco. Também é possível checar como está a saúde financeira da empresa. Ou seja: realizar uma conciliação bancária é um processo que está intimamente ligado às estratégias de uma empresa. Isto porque, à medida que se detectam gargalos financeiros, é possível não apenas saná-los, como também evitar que estes voltem a acontecer, levando a empresa a um novo patamar.

Como fazer a conciliação bancária? – A realização é, relativamente, simples e, em geral, é um trabalho que fica a cargo do profissional ou da empresa contratada para fazer o BPO Financeiro. É preciso estabelecer uma rotina e, mais que isso, uma cultura dentro da organização que inclui: 1. comparação entre as informações contidas nos registros do software de gestão e o valor indicado nos extratos e nos registros de contas a pagar e a receber; 2. solicitação de correção de erros e de informações não previstas.

Além disso, é preciso que todas as movimentações bancárias sejam ordenadas e classificadas. A partir daí, fica mais fácil tanto não perder o controle de dados importantes, quanto traçar metas e fazer previsões de crescimento da empresa. Isso facilita aos administradores e ao corpo diretivo a tomada de decisões estratégicas.

Sabendo disso, não há mais desculpas para que sua empresa não adote este processo ou não solicite ao escritório que realiza o BPO financeiro, como a Plano + que o faça. Com isso, é possível ter total controle da sua empresa e você ganha + tranquilidade.

Entre em contato e descubra que a Plano + pode ser uma excelente aliada não apenas na conciliação bancária financeira, como em outros inúmeros processos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *