banner digital plano mais web site (1)

O que é Take Rate e como calcular corretamente

O diagnóstico do sucesso de um negócio acontece quando é mensurado da forma correta. Isto é, para garantir o lucro da empresa é necessário utilizar métricas claras para entender potenciais operações e implementar melhorias no dia a dia.

Alguns KPIs imprescindíveis para tracionar e calcular o valor da sua empresa estão ligados às métricas de uso e transação, métricas de negócio, métricas de satisfação, métricas de vendas e acompanhamento desses indicadores.

Para garantir que a sua empresa alcance os resultados esperados a partir do planejamento financeiro, trouxemos algumas dicas para entender o que é e compreender como calcular o Take Rate corretamente. Confira a baixo!

O que é Take Rate

De forma clara e objetiva, o termo Take Rate corresponde ao valor que implica sobre cada transação. Este se refere a uma taxa para as pessoas ou empresas que usaram um determinado produto.

Exemplo, quem anuncia o seu produto em marketplace precisa pagar uma porcentagem, a cada transação, para a plataforma. Dessa forma, esse indicador é um elemento fundamento da receita para quem operada nesse modelo.

Logo, a receita é a que corresponde ao Take Rate multiplicado pelo GMV (Gross Merchandise Volume). Algumas empresas com grande presença no mercado cobram Take Rate, como o Airbnb, o Mercado Livre, o Hotmart e o Rappi. Para entender como funciona o cálculo, leia abaixo!

Como calcular o Take Rate

É importante ter em mente que o Take Rate é um bom indicador de poder de negociação! Isto é, significa que quanto mais alto o percentual, maior e mais exclusiva é a proposta de valor da empresa em determinado segmento.

Veja abaixo a fórmula correta para calcular o valor da sua empresa e entenda cada aspecto de sua estrutura.

Take Rate = Conveniência + Demanda – Competição.

Conveniência

Significa ao quão mais fácil é para seu cliente utilizar os serviços para executar as suas atividades (quanto mais, melhor).

Demanda

Aqui é preciso determinar o quanto de demanda valiosa a plataforma gerará para o supply. Neste caso, também aderimos ao fato de quanto maior a demanda, melhor o resultado.

Competição

Nessa etapa é necessário definir o quão competitivo é o mercado. Se for menor, será melhor.

Com isso, podemos concluir que quanto maior o percentual do Take Rate, maior é o valor da sua empresa. Dessa forma torna-se mais fácil negociar, por exemplo, com um marketplace para que a sua empresa tenha lucro e permita realizar transferências de altos valores.

Gostou da dica?! Aproveite para visitar nossa página do blog e ler mais sobre como lucrar e melhorar a operação dos seus negócios.

Leia também