O mundo dos negócios exige planejamento e controle. Para as empresas se manterem ativas e saudáveis, é fundamental que elas tenham tudo em ordem, sobretudo o departamento financeiro. Nesse sentido, o BPO é uma solução prática e inteligente, mas o termo ainda gera algumas dúvidas. Muitas pessoas confundem esta terceirização financeira com o serviço comum oferecido pelas contabilidades. Isto é um equívoco, visto que são áreas com exigências e funções distintas.

A contabilidade trata de questões fiscais, societárias e trabalhistas. Sendo assim, o contador tem o dever de cuidar de tudo o que envolve os colaboradores, como admissão, férias e demissão, controlar os impostos, elaborar e executar o planejamento tributário e garantir a regularidade fiscal e os padrões dentro da legislação, entre outras funções. Na premissa de ampliar os serviços oferecidos, muitos escritórios de contabilidade também passaram a oferecer o BPO Financeiro para os clientes. Entretanto, o serviço prestado fica no raso, sem o aprofundamento necessário. Um departamento financeiro vai muito além de contas a pagar e a receber, concorda? Por isso, o modelo de gestão deve ser completo e bem estruturado, englobando as questões financeiras sem deixar nenhum detalhe para trás.

Você entregaria a economia da sua empresa nas mãos de qualquer um? Não, certo? Por isso, você deve ficar atento. O BPO financeiro exige conhecimentos avançados e pessoas especializadas em finanças e economia. Afinal, esta solução de terceirização envolve toda a gestão financeira de uma empresa. Assim, as atividades e funções que não fazem parte do core business serão administradas externamente. Neste pacote, está incluso as contas a pagar e receber, mas também o fluxo de caixa e faturamento, gestão orçamentária, cobrança administrativa e judicial, conciliação bancária, gestão de documentos financeiros, gerenciamento estratégico, produção de relatórios, análise de indicadores de desempenho, auxílio na tomada decisões, etc. Ufa! Quantas atividades, não é? Viu como é preciso ter domínio da área para oferecer um BPO Financeiro de qualidade? É claro que, em certos momentos, haverá o contato com a contabilidade para a troca de dados, validações ou questionamentos, mas o serviço oferecido é completamente diferente.

Acredite, o BPO Financeiro gera informações de valor e, com ele, você consegue aumentar a eficiência operacional da empresa, otimizar os processos, reduzir gastos e ampliar a visão estratégica, a organização e o planejamento. Entretanto, para que isso seja garantido, você precisa deixar o seu departamento financeiro com quem realmente entende do assunto. A Plano Mais é especializada neste serviço. Com a gente, você tem segurança e tranquilidade para levar a sua empresa para o próximo nível! Entre em contato e saiba mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *